Desenvolvimento de Jogos Digitais Unity - FHOQualifica - Cursos de Curta e Mťdia DuraÁ„o - FHO | FundaÁ„o HermŪnio Ometto
FHOQualifica
Desenvolvimento de Jogos Digitais Unity
100% Online

Curso oferecido a dist√Ęncia, de forma ass√≠ncrona, utilizando Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle

Investimento

R$ 400,00

Duração

130 horas

P√ļblico-Alvo

Aberto para qualquer pessoa com interesse no desenvolvimento, criação e programação de jogos. Alunos das áreas de Tecnologia da Informação.

Objetivos do Curso

Este curso aborda o desenvolvimento de jogos digitais utilizando a engine
Unity. Ser√° apresentada toda a ferramenta e como utiliz√° la de forma eficiente
para a criação de jogos. Serão abordados tópicos de como estruturar o jogo,
utilizar recursos audiovisuais, desenvolver mec√Ęnicas de jogo e tamb√©m a programa√ß√£o. Na √°rea de programa√ß√£o ser√£o apresentadas t√©cnicas de intelig√™ncia artificial, conex√£o a banco de dados, realidade virtual e realidade aumentada. Com este curso o aluno conseguir√° desenvolver seus jogos a partir de uma ideia conceito definido, podendo abranger as diversas √°reas do mercado. Ao decorrer do curso ser√£o esenvolvidos jogos de exemplo dos t√≥picos apresentados.

Estrutura Curricular do Curso

- Introdução a Unity
- Trabalhando com Cen√°rios na Unity
- Manipulando Personagens
- Introdução a Codificação
- Codificação Avançada
- Sons na Unity
- Criando e Utilizando a Interface de Usu√°rio UI
- Integração com Bancos de Dados
- Algoritmos de IA e Unity
- Realidade Virtual VR e Realidade Aumentada AR
- Realizando o deploy do jogo
- Criando um jogo completo 2D
- Criando um jogo completo 3D

Observa√ß√Ķes

Informa√ß√Ķes referentes √† vers√£o da Unity

A Unity √© uma ferramenta din√Ęmica de cria√ß√£o de jogos, com cont√≠nuo desenvolvimento da plataforma, trazendo novidades e melhorias a todo instante. Anualmente a Unity lan√ßa uma vers√£o LTS (Long Term Support) de sua ferramenta, bem como a anuncia uma nova vers√£o em est√°gio alpha / beta, que apresenta as tecnologias mais atuais do ramo.
A versão LTS é muito mais estável e recomendada para projetos longos e que entrem em produção (serão gerados jogos finais e publicados nas plataformas existentes). Ela é escolhida pelo suporte e compatibilidade já comprovados.
Uma vez escolhida uma versão e iniciado um projeto, recomenda-se ficar com esta versão durante todo o ciclo de vida do projeto. Isto evita que mudanças estruturais da ferramenta insiram bugs em diversas áreas do projeto, bem como algumas vezes deixa incompatível alguns dos códigos utilizados.
O curso foi desenvolvido utilizando a vers√£o 2019 LTS e, durante a sua veicula√ß√£o nesta plataforma, a Unity lan√ßou as vers√Ķes 2020 LTS e 2021 LTS, bem como apresentou a vers√£o beta de 2022. As tecnologias inovadoras apresentadas nestas novas vers√Ķes s√£o destinadas a usu√°rios experientes e equipes que j√° tenham dom√≠nio sobre a Unity.
Tudo o que √© visto no curso √© v√°lido para estas novas vers√Ķes, funcionando sem problema algum, inclusive √© poss√≠vel realizar o curso acompanhando-o nestas vers√Ķes. Abaixo listo as principais funcionalidades apresentadas nas novas vers√Ķes e, caso seja interessante usar alguma delas em seu jogo / ideia, recomendo acessar o link que as apresenta e aprofundar sobre o assunto.

Unity 2021 LTS
Artistas
Kit de Ferramentas de UI
Terrain Tools
Sprite Atlas 2.0
AMD FidelityFX
HDRP Tesselation do Shader Graph
Scripts Visuais
Recorder
Programação
C# 8
Compilação incremental
Import Activity Window
Unity Profiler com gr√°ficos
Ferramentas XRI e OpenXR
Device Simulator de dispositivos móveis
Test Runner (pacote de cobertura de código)
Plataformas
Suporte à Apple Sillicon Chip
Mais informa√ß√Ķes: https://unity.com/pt/releases/2021-lts
Unity 2020 LTS
Artista
Animation com Burst
Baking de cantos e malha
Programação
Compilação determinística
Tempo entre frames remodelado
Analisadores Roslyn
Namespaces raiz
Modo Play configur√°vel
Novo modo Debug
Compilação rápida
Corrotinas do Editor
Colisor de bordas 2D
Game Design
Edição de prefabs no contexto
Pipeline de importação de Assets 2.0
Focused Inspector
Unity Accelerator
Gr√°ficos
Camera Stacking no URP
Cookies com mapeamento de luz
Ray tracing para malhas animadas
Streaming Virtual Texturing
Colaboradores/destinat√°rios da Scene View

Mais informa√ß√Ķes:
https://unity.com/pt/releases/2020-1

Coordenação

Prof. Me. Tiago Pereira Remédio

Mestre em Ciência da Computação pela UNESP. Graduado em Engenharia de Controle de Automação e em Ciência da Computação pela UNESP. Trabalha desde 2011 fazendo freelances com a Unity. A partir de 2017 possui certificação internacional pela Unity desenvolvedor e programador. Já publicou diversos trabalhos e participou de diversos congressos feiras na área.

Início

Após a compensação do pagamento do boleto da Taxa de Inscrição, será encaminhado um e-mail com Login e Senha para início imediato no curso.

Realização

O aluno ter√° acesso ao conte√ļdo pelo prazo de 12 meses.

Metodologia

O curso utiliza o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do MOODLE, cujo formato possibilita o aprendizado de maneira aut√īnoma, no qual o estudo e as atividades podem ser realizadas em dia e local desejado, sempre respeitando o prazo de quatro semanas.

Formas de Avaliação

Para ser aprovado no curso, o aproveitamento mínimo do aluno nas atividades deve ser igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos.

Certificação

O aluno ter√° direito √† emiss√£o de dois certificados: um Certificado de Participa√ß√£o para todos os alunos que conclu√≠rem o acesso a todos os conte√ļdos e um Certificado de Conclus√£o, emitido ap√≥s a aprova√ß√£o no question√°rio ao final do curso.

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